quinta-feira, 14 de abril de 2016

Insônia


Um dos problemas mais comuns, relatados por muitas pessoas que conheço, é algum grau de insônia. 
A insônia é um problema que precisa ser avaliado, para saber o grau, quanto tempo vem acontecendo, analisar o momento que a pessoa está passando, como é sua casa, seu quarto, sua alimentação, enfim, uma série de fatores pode ocasionar.
A insônia causada por ansiedade leve, pode ser resolvida com alguns exercícios de relaxamento antes de deitar. Existem vários, vou listar dois que podem ajudar. Existem também florais próprios para isso, assim como meditações específicas, mas aí é preciso marcar uma consulta para analisar o caso em detalhes. Esses dois exercícios são para casos leves e recentes:
1) Anotar as preocupações em um caderno, antes de dormir. Esse método aumenta a concentração, evita distrações e avisa o cérebro que é preciso desacelerar. Quando fazemos isso, a mente entende que as preocupações estão 'guardadas' e não devem ser resolvidas naquele momento, diminuindo a ansiedade. Algumas vezes muitas tarefas que não conseguimos realizar durante o dia nos impedem de relaxar e dormir. Colocar tudo no papel vai ajudar a nos livrar daquilo até o dia seguinte.
2) Respiração Quadrada: faça depois de ter feito o exercício acima, quando já tiver feito tudo o que faz antes de deitar, quando já tiver feito suas orações, se vc costuma fazer, desliga a luz, deita, aí faz; você vai inspirar contando até 4, segurar o ar contando até 4, expirar contando até 4, segurar a barriga vazia contando até 4; a contagem deve ser mental, claro; pode ser até 3, ou até 7, a contagem depende de cada pessoa, comece com o mínimo sempre; a respiração é pelo abdome; não se preocupe com a quantidade de tempo que tem que fazer isso, não pense em quanto tempo está fazendo, se está dando certo, se não está dando certo, apenas respire, prestando atenção nessa respiração; geralmente o sono vem depois de 10 respirações; se por acaso não se sentir bem, sentir tontura ou falta de ar, é porque está forçando muito; não force, faça no seu ritmo, de forma natural.



Nenhum comentário:

Postar um comentário